AERO Magazine
Busca

Tentativa de venda

Encontro entre autoridades da Finlândia e Suécia ocorre em meio escolha de caças

Impresa finlandesa disse que militares podem optar pelo Lockheed Martin F-35A


Até o momento apenas o Brasil e a Suécia adquiriam o Saab Gripen E | Foto: Saab

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, recebeu a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, nesta quarta-feira (8), na capital finlandesa Helsinque.

Entre os assuntos comentados pelas autoridades de cada país, o assunto defesa não passou em branco. Isso porque a Finlândia está em meio a uma decisão para escolha de um novo caça, e o sueco Saab Gripen E, está em jogo.

Na semana passada, a imprensa do país nórdico divulgou que a força aérea da Finlândia iria escolher o F-35A, dos Estados Unidos, ao invés do caça sueco.

“Temos uma oferta sueca que está em cima da mesa, mas também existem outras ofertas. Cabe ao governo finlandês tomar sua decisão ", disse Magdalena Andersson, Primeira-ministra sueca

Já a Primeira-ministra finlandesa disse que "não pode comentar sobre licitações ou candidatos diferentes no momento, bem como sobre a continuação do processo”.

A Saab já levou o Gripen E para testes na Finlândia | Foto: Saab

Além dos caças Gripen E e Super Hornet, seguem na disputa o francês Dassualt Rafale, o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon. Ao todo seriam 36 novos caças para substituir a antiga frota de 64 caças F/A-18 Hornet.

Além da Finlândia, o Canadá também tem um programa de renovação de sua frota , na disputa, está o Gripen E e o F-35A. O governo canadense emitiu recentemente um comunicado oficial informando que apenas os dois concorrentes seguem na competição, excluindo o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 09/12/2021, às 10h50 - Atualizado às 12h27


Mais Notícias