Saída do Super Hornet abre espaço para o sueco Gripen E e para o norte-americano F-35A
Apesar de ter perdido no Canadá, F/A-18 Super Hornet pode voar na Europa, pois Alemanha tem grande interesse no caça | Foto: Boeing
O governo do Canadá confirmou a saída do Boeing F/A-18 E/F Super Hornet do seu programa de aquisição de 88 novos caças. A confirmação aconteceu por meio de um comunicado à imprensa, nesta quarta-feira (1).
“O do Canadá anunciou que após a avaliação das propostas apresentadas, 2 licitantes permanecem elegíveis no processo de aquisição competitivo do Projeto de Capacidade de Lutador do Futuro”.
No comunicado foi é dito que apenas dois representantes estão na disputa, o sueco Saab Gripen E, e o norte-americano Lockheed Martin F-35A. No entanto, o motivo da saída do F/A-18 Super Hornet não foi informado.
Uma resposta oficial da Boeing deverá sair nos próximos dias, o fabricante norte-americano disse que iria se pronunciar somente após uma posição oficial de Owatta.
Ainda de acordo com a declaração canadense foi dito que as “propostas foram avaliadas rigorosamente em elementos de capacidade, custo e benefícios econômicos. A avaliação também incluiu uma avaliação do impacto econômico”.
Saab também tem apostado em vendas do Saab Gripen E para outros países | Foto: Saab
Nas próximas semanas, o Canadá finalizará as seguintes etapas do processo, e com base mais aprofundada dos concorrentes, seguirá para as negociações finais.
É esperado que o Canadá receba as novas aeronaves em 2025, garantindo a renovação da Real Força Aérea Canadense, substituindo os antigos CF-18 A/B Hornet.
A Saab segue confiante em fechar acordos para o Gripen E não apenas no Canadá, mas também na Finlândia e na Colômbia.
O Canadá e outros países fazem parte do programa do F-35 Join Strike | Foto: Usaf
Um ponto relevante à favor do F-35, é que o Canadá, junto com os Estados Unidos e outros países são parceiros no desenvolvimento do caça de 5º geração.
Por André Magalhães
Publicado em 02/12/2021, às 15h00
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