Projeto da Embratur recebeu 123 propostas para novas rotas internacionais para fomentar o turismo brasileiro
A Embratur, por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), recebeu 123 sugestões para novos voos internacionais ou aumento no número das operações já existentes
O PATI é um programa voltado a parcerias público-privadas que envolve ações do governo, companhias aéreas e aeroportos, com objetivo de fomentar destinos e oferta de voos no Brasil. O programa esteve em consulta pública entre 20 de março e 17 de maio deste ano.
Ao todo, foram 123 propostas apresentadas visando conectar cidades brasileiras sem ligação direta internacional. No contexto regional, foram cinquenta sugestões para as regiões Sudeste, trinta para o Sul, 29 para o Nordeste, quatro no Centro-Oeste, equanto o Norte teve apenas uma. As contrapartidas oferecidas pelos planos de promoções somam 21.
De acordo com a Embratur, as empresas aéreas enviaram 64% do total de sugestões, somando 76 propostas, mostrando adesão ao PATI. Caso as propostas enviadas sejam aceitas em sua integralidade, serão oferecidos ao menos 932.617 novos assentos em voos internacionais com destino a novas cidades, o que ocorreria entre outubro de 2024 e março de 2025.
“A adesão das companhias aéreas não é apenas boa vontade, são decisões de investimento com muito estudo de mercado e todas estão apostando no Brasil, porque as pesquisas mostram um crescente interesse internacional em vir visitar nosso país, seja para lazer, seja para negócios”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Por Micael Rocha
Publicado em 25/05/2024, às 08h00
+lidas