Embraer e SNC anunciam acordo para venda do A-29 Super Tucano nos EUA
A Embraer e a Sierra Nevada Corporation anunciaram hoje (23), um acordo para a venda de uma A-29 Super Tucano para os Estados Unidos. A operação antecede uma encomenda oficial que será formalizada por meio do programa norte-americano de vendas militares estrangeiras (FMS, na sigla em inglês).
Segundo as empresas, o investimento inicial permitirá que o parceiro estrangeiro inicie de imediato o treinamento de pilotos, antecipando em até um ano a Capacidade Operacional Inicial (IOC). O acordo foi anunciado durante a Conferência Air, Space & Cyber da Air & Space Forces Association.
A aeronave será produzida na linha de montagem da Embraer Defesa & Segurança em Jacksonville, no estado da Flórida.
Em uma década de parceria, Embraer e SNC entregaram quase cinquenta unidades do A-29 Super Tucano destinados a diferentes forças aéreas ao redor do mundo, incluindo o Afeganistão.
“Nosso relacionamento com a SNC, que já dura mais de 10 anos, continuará a se expandir diante da crescente demanda por essa capacidade no âmbito do FMS", disse Frederico Lemos, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa & Segurança
O A-29 é um turboélice de ataque leve e treinamento avançado, com mais de 600.000 horas de voo acumuladas. O avião foi projetadi para operar em condições adversas, inclusive em pistas não preparadas, podendo atuar em missões de apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha, interdição aérea, inteligência, vigilância e reconhecimento armado (ISR), treinamento JTAC e escolta aérea.
Além disso, foi selecionado recentemente pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Afsoc), que recebeu três unidades para missões de Combat Aviation Advisor.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/09/2025, às 09h36