AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Dassault amplia capacidade industrial com nova fábrica próximo de Paris

Dassault Aviation inaugura unidade industrial em Cergy, nos arredores de Paris, dedicada à produção de componentes do Rafale e Falcon


Falcon 2000
Instalação em Cergy reúne mais de 600 profissionais e concentra atividades antes realizadas em Argenteuil - Divulgação

A Dassault Aviation inaugurou oficialmente hoje (23), sua nova unidade de produção em Cergy, nos arredores Paris. A nova planta é a primeira construída em mais de 50 anos, sendo destinada principalmente aos processos de montagem de componentes dos jatos de negócios Falcon e dos caças Rafale.

A cerimônia contou com a presença de Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, diversos funcionários, além de autoridades políticas, militares e representantes do setor industrial regional.

Embora a instalação de Cergy tenha entrado em operação no verão de 2024, substituindo a antiga unidade de Argenteuil, a cerimônia oficial ocorreu apenas agora.

"Esta é a primeira nova unidade de produção da Dassault Aviation desde a década de 1970", comentou Trappier. 

Estrutura e capacidade produtiva

No local são montados também as seções dianteiras de fuselagem, atividades de integração estrutural do Rafale e fabricação de mangueiras metálicas.

O complexo ocupa 110.760 m², dos quais 39.700 m² são dedicados à produção. A infraestrutura incorpora painéis solares no telhado, áreas verdes, sistema de ventilação inovador para oficinas e escritórios e iluminação inteligente.

"A França possui competências únicas que devemos preservar e desenvolver em nosso território. Trata-se de uma questão de soberania, vital no contexto atual, e também de um imperativo econômico e social, para enfrentar o desafio da reindustrialização e da criação de empregos", destacou Trappier.

Transferência de operações

Mais de 600 engenheiros, técnicos e operários qualificados já trabalham na nova unidade, a maioria transferidos da unidade de Argenteuil, cujo processo ocorreu até meados de janeiro deste ano. A produção de pequenas peças primárias, antes realizada em Argenteuil, foi transferida para a unidade de Seclin.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/09/2025, às 09h59


Mais Notícias