Sergei Sikorsky, filho do fundador Igor Sikorsky e figura histórica da aviação de asas rotativas, morreu aos 100 anos
A Sikorsky anunciou, no último sábado (20), a morte de Sergei Sikorsky, ao 100 anos de idade. Filho de Igor Sikorsky, fundador e pioneiro da indústria de helicópteros, o executivo foi testemunha ocular da criação e expansão da indústria de helicópteros, tendo papel relevante no desenvolvimento da aviação de asas rotativas ao longo de sete décadas.
Após servir na Guarda Costeira dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, Sergei ingressou na Sikorsky em 1951, atuando na área internacional de vendas e marketing. Sua trajetória na Sikorsky se estendeu por 41 anos.
Em 1976, com o lançamento do programa do UH-60 Black Hawk, foi chamado de volta à sede da Sikorsky, em Stratford, no estado norte-americano de Connecticut, para assumir o cargo de vice-presidente da divisão de co-manufatura. Posteriormente, desempenhou funções em marketing e em projetos especiais.
Mesmo aposentado desde 1992, Sergei Sikorsky manteve atividades ligadas à empresa, participando de feiras internacionais e oferecendo palestras sobre o legado de sua família. Em 2019, recebeu uma das maiores homenagens de sua carreira: o hangar da unidade da Sikorsky de Stratford foi nomeado Sergei I. Sikorsky Flight Center.
“O time inteiro — passado e presente — da Sikorsky e da Lockheed Martin [atual controlador da empresa] lamenta o falecimento de um homem notável, um elo com a era de ouro da aviação e que contribuiu imensamente para o sucesso de nossos negócios”, disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky. “Sergei fará muita falta", completou.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/09/2025, às 10h21