AERO Magazine
Busca

Progresso autônomo

Sikorsky testa helicóptero autônomo para combate a incêndio

Helicóptero Black Hawk com capacidade de voo autônomo demonstra desempenho em combate a fogo com precisão em teste de campo


Sistema autônomo desenvolvido pela Sikorsky e Rain identificou o local e o tamanho das chamas, extinguindo o fogo com precisão - Divulgação
Sistema autônomo desenvolvido pela Sikorsky e Rain identificou o local e o tamanho das chamas, extinguindo o fogo com precisão - Divulgação

A Sikorsky e a Rain, empresa de tecnologia, realizaram com sucesso uma demonstração do helicóptero Black Hawk autônomo, que operou para identificar e extinguir um foco de incêndio. No teste realizado na sede da Sikorsky em Stratford, o sistema autônomo identificou o local e o tamanho das chamas, extinguindo o fogo com precisão.

O evento, ocorrido em 29 de outubro, mostrou o potencial de combate aéreo autônomo com a combinação dos sistemas de voo Matrix da Sikorsky e a tecnologia da Rain para controle de incêndios. A demonstração incluiu lançamentos de água para suprimir as chamas, realizadas a partir de uma cesta suspensa sob a aeronave.

Durante o teste, o helicóptero foi comandado via tablet para decolar, localizar o incêndio e realizar lançamentos precisos de água. A precisão do sistema foi comprovada, e representantes elogiaram a inovação, apontando o avanço da autonomia na segurança e na resposta rápida a incêndios florestais.

Representantes de várias entidades, incluindo NASA e FEMA, participaram do evento e discutiram o uso de autonomia no combate a incêndios florestais. O CEO da Rain, Maxwell Brodie, destacou que a tecnologia pode ajudar a reduzir os custos causados pelos incêndios e garantir operações seguras em condições desafiadoras.

"Os incêndios florestais custam aos Estados Unidos mais de 390 bilhões de dólares por ano, e vários fatores de risco devem aumentar em até 30% até 2030. Estamos ansiosos para demonstrar aos legisladores como aeronaves autônomas podem evitar que os incêndios se iniciem ou continuar o combate durante a noite e em condições turbulentas e de fumaça, onde aeronaves tripuladas não se arriscariam", explicou Maxwell.

Por Micael Rocha
Publicado em 12/11/2024, às 05h00


Mais Notícias