O projeto permitirá que a Pilatus forneça soluções específicas para operadores do F-35 e outras aeronaves de última geração
A Pilatus e a Lockheed Martin anunciaram na última terça-feira (25), uma parceria para o desenvolvimento de tecnologia e funcionalidades de treinamento em aviônica para um novo sistema de treinamento de pilotos de próxima geração.
O projeto permitirá que a Pilatus forneça soluções específicas para operadores do F-35 e outras aeronaves de última geração. Em 2022, a Suíça fechou um contrato para a compra do F-35A, caça de quinta geração fabricado pela Lockheed Martin. Como parte do acordo, a empresa norte-americana se comprometeu a implementar projetos de compensação no país equivalentes a 60% do valor do contrato.
"Essa transferência de tecnologia é uma situação vantajosa para todas as três partes e para a Suíça. Graças a essa cooperação, podemos continuar fornecendo aos nossos clientes o sistema de treinamento mais avançado do mundo", disse Markus Bucher, CEO da Pilatus.
No âmbito do acordo, a Lockheed Martin fornecerá dados e suporte à Pilatus para o desenvolvimento do novo sistema de treinamento de pilotos. A iniciativa busca atender às necessidades específicas de operadores de aeronaves de quinta geração, com foco em nações que utilizam o F-35.
O projeto de compensação recebeu aprovação prévia da armasuisse no início de 2024. Os acordos, incluindo a declaração de trabalho entre Lockheed Martin e Pilatus, foram concluídos no início deste ano.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/03/2025, às 10h40
+lidas