AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

F-35A instrumentado chega a Edwards para testes do TR-3 e Block 4

Novo caça integra a frota de ensaios do 461st Flight Test Squadron e será usado na validação das atualizações do Tech Refresh 3 e Block 4


F-35A USAF
A aeronave reforça a campanha de ensaios que valida novas capacidades de sensores, armas e software do caça furtivo - USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) recebeu um novo F-35A especialmente instrumentado para ampliar a campanha de ensaios em voo destinado ao pacote de atualizações Block 4.

O caça será operado pelo 461st Flight Test Squadron (FLTS), na base aérea de Edwards, na Califórnia. Esse exemplar do F-35A deverávalidar o pacote Tech Refresh 3 (TR-3) e das futuras atualizações Block 4, que incluem avanços em processamento, integração de sistemas e expansão de armamentos.

Esse é o primeiro de seis exemplares que serão incorporados ao programa de testes, conduzido pelo F-35 Integrated Test Force (ITF). A missão do 461st FLTS envolve avaliar sensores, armas e software em todas as variantes do F-35, incluindo as versões navais, com foco na entrega de capacidades já homologadas às unidades operacionais.

As atualizações do TR-3 incluem novo processador central, arquitetura de missão aberta, display panorâmico no cockpit e unidade de memória de maior capacidade. Esses recursos serão a base para as mais de 75 melhorias previstas no Block 4, entre elas ampliação da capacidade de transporte de mísseis, aprimoramentos em guerra eletrônica e sistemas avançados de reconhecimento de alvos.

O primeiro voo de um F-35 com configuração TR-3 ocorreu em 6 de janeiro de 2023, também em Edwards. A aeronave AF-7, equipada com instrumentação especial, realizou um ensaio de cerca de 50 minutos, alcançando 35 mil pés de altitude sobre o deserto de Mojave. O teste verificou a estabilidade dos sistemas e a aeronavegabilidade básica da nova configuração.

Com a chegada do novo exemplar, a USAFs avança no cronograma de testes para certificar as atualizações, que serão fundamentais na consolidação do Block 4 e na entrega de novas capacidades operacionais à frota F-35.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/09/2025, às 16h00


Mais Notícias