Avião vai transportar insumos médicos e equipes de emergência para o país caribenho
Missão ao Haiti será a segunda ação humanitária realizada pelo KC-390 em um ano
O governo brasileiro confirmou que vai enviar no final de semana ajuda para o Haiti, que sofreu um forte terremoto no último sábado (14). A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é que um KC-390 transporte insumos e equipes de bombeiro para o país caribenho.
A intenção é apoiar os esforços haitianos para atender as vítimas do tremor, assim como oferecer ajuda para busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de medicamentos e insumos farmacêuticos.
Tráfego aéreo na América Latina atinge em junho metade dos níveis de 2019
O terremoto destruiu mais de 2.800 edificações e danificou outras 5.400, segundo as autoridades do Haiti. Ainda que não exista uma confirmação oficial, por ora, 2.189 pessoas morreram com o abalo sísmico, com 32 consideradas desaparecidas e mais de 12.000 feridas.
“O Governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira. A partida é prevista para o próximo fim de semana”, disse o Itamaraty em nota.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por trinta dias. O cenário pós-terremoto deixou os hospitais locais acima do limite máximo de ocupação e de atendimento, visto a falta de insumos básicos em diversos casos. Além disso, as principais vias de acesso a região que sofreu com o abalo estão bloqueadas ou parcialmente destruídas.
A FAB planeja utilizar o KC-390 por sua grande capacidade de carga e alcance. Essa será a segunda missão humanitária com o avião, com a primeira tendo sido para o Líbano, quando uma explosão atingiu Beirute, deixando milhares de vítimas.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/08/2021, às 13h00 - Atualizado às 16h38
+lidas