AERO Magazine
Busca

Paris Air Show 2023

Embraer e empresa japonesa criaram nova joint venture

A Nidec Aerospace, fruto da parceria da Embraer e da japonesa Nidec, focará inicialmente em sistemas para eVTOLs


A Embraer terá 49% de participação na joint venture - Divulgação
A Embraer terá 49% de participação na joint venture - Divulgação

A japonesa Nidec Corporation e a Embraer anunciaram no último sábado (17), um acordo para criar uma nova empresa para desenvolver sistemas elétricos de propulsão para o setor aeroespacial. 

A Nidec Aerospace será apresentada no Paris Air Show 2023, a partir de hoje (19). Ela buscará alavancar novas oportunidades por meio da oferta de uma linha agnóstica de produtos e serviços em todo o mundo, iniciando pela crescente indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), desenvolvendo e fabricando sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A Nidec terá 51% de participação acionária, enquanto a Embraer possuirá os demais 49%. A matriz será localizada na sede da Nidec Motor Corporation (NMC), nos Estados Unidos, e contará com o suporte das unidades industriais das duas empresas no Brasil e no México.

A parceria é uma extensão natural dos respectivos investimentos contínuos das duas empresas em tecnologias verdes em diversas indústrias para acelerar a neutralidade de carbono”, disse Michael Briggs, Vice-presidente sênior da Nidec e Presidente da unidade de negócios de Motion & Energy. 

A expectativa é que a conclusão da transação ocorra no segundo semestre de 2023. “A demanda por sistemas elétricos de propulsão está crescendo exponencialmente nesta área e estamos confiantes que a Embraer e a Nidec podem acelerar o desenvolvimento de produtos avançados para potencializar o futuro da aviação sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/06/2023, às 06h28


Mais Notícias