AERO Magazine
Busca

Aumento de frota

Embraer entrega sexto KC-390 à FAB

Aeronave foi a primeira entregue com a certificação FOC, que cumpre todos os requisitos de projeto


Dois esquadrões  da FAB operam o KC-390,  um em Goiás e outro no Rio de Janero - Embraer
Dois esquadrões da FAB operam o KC-390, um em Goiás e outro no Rio de Janero - Embraer

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o sexto KC-390 Millennium, ampliando a frota do avião cargueiro multimissão. 

A aeronave em questão é a primeira entregue na configuração Full Operational Capability (FOC, na sigla em inglês), o que atesta que o projeto cumpre todos parâmetros definidos em projeto e exigidos pela FAB. A entrega foi feita pela Embraer na planta de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O novo avião será operado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropas – Esquadrão Zeus, em Anápolis, Goiás.

"É especial entregar à FAB a primeira aeronave na configuração FOC. Ainda que a FAB já tenha empregado a aeronave nas mais diferentes missões, dentro e fora do Brasil, poderá agora usufruir de forma completa e definitiva da capacidade total do C-390, mostrando ao mundo tudo o que essa aeronave é capaz de entregar", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

A FAB terá uma frota de 19 unidades do cargueiro que tem múltiplas capacidades, como reabastecimento em voo, transporte de tropas, lançamento de paraquedistas, transporte de diversas cargas e de veículos blindados. Ainda somam-se à lista, a capacidade de operar em pistas não preparadas, evacuação aeromédica e combate à incêndios.

Além do Brasil, já adquiriram o C-390 Portugal, Hungria e Holanda. Os portugueses adquiriram cinco delas, com a primeira já entregue; os húngaros, dois e os holandeses, cinco. No caso da Holanda a compra foi da versão C-390, sem a capacidade de reabastecimento em voo, caracterizado pela letra "K".

Redação
Publicado em 16/06/2023, às 14h00


Mais Notícias