Comitê da Câmara dos EUA aprova projeto de lei que eleva idade compulsória de aposentadoria de pilotos comerciais
O Congresso dos Estados Unidos deve aprovar um projeto de lei que pretende aumentar a idade de aposentadoria obrigatória para pilotos da aviação comercial de 65 para 67 anos, em meio a escassez de novos profissionais.
Os legisladores do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara norte-americana votaram ontem (14), a favor para incluir a emenda na legislação para reautorizar os programas de segurança e infraestrutura da Federal Aviation Administration (FAA) por cinco anos.
A proposta foi aprovada de forma unânime pelo comitê da Câmara, a expectativa é que a medida seja aprovada no plenário no mês de julho. Antes, um grupo de senadores discutirá o texto com as novas regras, já que a versão da casa não inclui um novo limite de idade.
Vista como essencial para o setor aéreo norte-americana, a mudança na lei tem posições antagônicas entre as associações de pilotos e companhias aéreas.
A Air Line Pilots Association (ALPA), maior sindicato de pilotos do mundo, se opôs a alteração, enquanto a Regional Airline Association (RAA), associação das aéreas regionais, celebrou a nova regulamentação.
"A decisão precipitada de propor uma emenda sobre a mudança da idade estatutária de aposentadoria é uma escolha politicamente motivada que revela um entendimento fundamental das operações da indústria aérea, profissão de piloto e segurança", disse a ALPA em um comunicado.
Já a RAA, disse que "aumentar a idade de aposentadoria do piloto é a única solução que terá um efeito quase imediato na escassez de pilotos, permitindo tempo para que soluções de longo prazo amadureçam".
Os legisladores norte-americanos mudaram pela última vez a idade de aposentadoria dos pilotos em 2007, quando foi elevada em cinco anos, de 60 para 65 anos.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 15/06/2023, às 15h01
+lidas