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Argentina apresenta primeiro Embraer Tucano modernizado

Força Aérea Argentina apresentou o primeiro Tucano modernizado de sua frota


O EMB-312 Tucano será atualizado para servir na vigilância das fronteiras argentinas - AERO Magazine/Martín Romero
O EMB-312 Tucano será atualizado para servir na vigilância das fronteiras argentinas - AERO Magazine/Martín Romero

Ontem (5), nas instalações da Base Militar da Força Aérea Argentina, localizada no aeroporto metropolitano Jorge Newbery (AEP), em Buenos Aires, foi apresentado o primeiro Embraer EMB-312 Tucano modernizado. Comandantes superiores das forças estiveram presentes na cerimônia, incluindo o General de Brigada Xavier Isaac e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, tenente-general Juan Martín Paleo.

Também em nome do governo federal, esteve presente o Ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana.

Processo de instalação dos novos sistemas de navegação e instrumentos de navegação.
Processo de instalação dos novos sistemas de navegação e instrumentos de navegação. - Foto: Redimec


As modernizações realizadas na aeronave, com matrícula militar A-122, foram realizadas pela empresa Redimec. que ganhou a licitação para a realização da referida obra. Este projeto decorre da necessidade de manter as aeronaves da Força Aérea atualizadas, incluindo sistemas de navegação, comunicações e instrumentos de voo.

As tarefas realizadas pela Redimec começaram com o projeto 3D do cockpit, o fornecimento dos equipamentos a serem instalados, a fabricação dos novos painéis de instrumentos e peças estruturais, o desenvolvimento dos novos chicotes de cabos com marcação a laser, a conversão da iluminação para o voo NVG e a adaptação de alguns equipamentos legados para reincorporá-los à aeronave com seus sistemas renovados.

O método de trabalho previsto no contrato de licitação prevê que a primeira aeronave, a já entregue, será 100% modernizada pelo pessoal da Redimec em suas instalações, e as duas restantes serão modernizadas na Área de Material da Aeronáutica, localizada na cidade de Rio Cuarto, Córdoba.

Na Área de Materiais, a Redimec instruirá os mecânicos da Aeronáutica a realizar as atualizações de forma autônoma, com a Redimec fornecendo todos os equipamentos, sistemas e insumos necessários ao processo.

Layout do cockpit atualizado
Layout do cockpit atualizado - Foto: Redimec

O contrato de trabalho no valor de US$ 1.691.100 (R$ 8,73 milhões) do referido montante foi estipulado preventivamente e com um prazo de execução que não deverá exceder oito meses. O trabalho a ser feito pela Redimec será:

  • Instalação de um sistema de instrumentos de voo digital Garmin G600HP (Electronic Flight Instrument System – Efis), integrado tipo “glass cockpit”, composto por dois equipamentos idênticos, um instalado no painel frontal do cockpit e outro instalado no painel frontal do cockpit .do cockpit traseiro. O Efis a ser instalado deve possuir tecnologia "Synthetic Vision" (SVT), proporcionando uma visualização 3D em tempo real, mostrando a topografia virtual do terreno com a habilitação de alertas de colisão de terreno (Taws);
  • Certificar/tornar a aeronave compatível para voo Nvis (Night Vision Imaging System), incluindo toda a iluminação e representações do sistema aviônico, luzes internas e externas da cabine, conforme especificado para voo Nvis de acordo com MIL-STD-3009 Tipo II Classe B;
  • Indicador de emergência digital integrado, com tela LCD colorida, com bateria interna, capaz de representar indicador de atitude (ADI), indicador de situação horizontal (HSI) e display multifuncional (MFD) com mapa móvel
  • Incorporar um Adarhs interno (Sistema de Referência de Dados Aéreos e Atitude e Rumo);
  • Instalação de um transponder ADS-B «Out» / «In». O Transponder deve apresentar uma transmissão ADS-B “Out” de 1090 MHz, e permitir a exibição do tráfego da aeronave na tela do Efis.
Embraer EMB-312 Tucano Argentina
A aeronave foi desmontada na frente para realizar trabalhos de modernização. - Foto Redimec


Até o momento, a aeronave A-122, que foi atualizada pela Redimec, já está em posse da Força Aérea, e a segunda aeronave já está em Río Cuarto com alto índice de progresso em sua modernização nas mãos da mesma força.

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Martín Romero
Publicado em 06/08/2022, às 14h19


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