AERO Magazine
Busca

Novas funções para o C-390

Embraer desenvolverá versão de vigilância do C-390

FAB e Embraer assinam MoU para versão de vigilância do C-390 que poderá substituir os veteranos P-3AM Orion


Força Aérea Brasileira
Força Aérea Brasileira

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram hoje (3), um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para uma versão de vigilância e patrulha do Embraer C-390 Millennium.

O anúncio ocorreu durante a Mostra BID Brasil, evento que ocorre em Brasília–DF, voltado para o setor de defesa e segurança, e contou com a presença do comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Para as modificações necessárias, o C-390 deverá ser equipado com kits modulares voltados para missão, bem como a inserção de sensores de vigilância e armamento instalados na fuselagem, nas asas e na própria rampa de cargas.

“Esse memorando nos dá uma oportunidade singular no mundo, que é você ter um avião de transporte com o desenvolvimento por kits”, disse Kanitz em entrevista ao jornalista Felipe Salles, do canal Base Militar Video Magazine.

Durante o anúncio, a FAB também destacou o possível uso do míssil antinavio AGM-84L Harpoon, já utilizado no P-3AM e que tem alcance de até 278 quilômetros. Com 3,8 metros de comprimento e 519 quilos, o Harpoon é impulsionado por uma turbina, podendo atingir a velocidade de 850 km/h. Sua ogiva, com 221 quilos de explosivos, é poderosa o suficiente para afundar um navio de guerra.

"Temos a honra de avançar com a FAB nos estudos de expansão das capacidades operacionais do C-390 Millennium. Esse acordo reforça nosso compromisso de sempre oferecer aos nossos clientes uma aeronave capaz de realizar as missões mais desafiadoras com eficiência inigualável", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. 

Com a introdução da versão de vigilância do C-390, a FAB planeja garantir um moderno substituto para o P-3AM Orion, um veterano da aviação de patrulha marítima que passou por um longo processo de modernização nos últimos anos, mas que está próximo do final de sua vida útil.

O P-3AM Orion foi projetado na década de 1960 para vigilância marítima, priorizando voos de baixa altitude e velocidade. Na ocasião, por ser um turboélice, a aeronave consumia menos combustível nessas condições que seus pares com motores a jato puro ou com baixa taxa de derivação (bypass ratio), o que se traduzia em voos de longa duração. Os quatro motores permitem reduzir a potência de dois deles, aumentando o tempo de voo para até 16 horas.

Atualmente, com os avanços na tecnologia de motores, os aviões de patrulha equipados com motores turbofan, como o P-8 Poseidon, derivado do Boeing 737-800, oferecem grande capacidade e consumo de combustível mais baixo.

A FAB passou a contar com os P-3AM a partir de 2011, com oito unidades recebidas, e, desde o final de 2020, algumas unidades receberam importantes atualizações focadas na revitalização. Porém, a vida útil não deverá ultrapassar a próxima década, exigindo, assim, uma nova solução para a FAB.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/12/2024, às 14h38


Mais Notícias