A Suécia se tornou o sexto país europeu a escolher o Embraer C-390 Millennium
O Ministério da Defesa da Suécia anunciou neste sábado (9), a escolha do Embraer C-390 Millennium como nova aeronave de transporte tático do país, que se torna o primeiro do norte da Europa a adquirir o modelo.
A Embraer já mantém uma parceria com a Suécia e, segundo o fabricante, o contrato deverá intensificar essa cooperação, permitindo que a empresa atenda aos requisitos das Forças Armadas Suecas no processo de aquisição.
"A aeronave está sendo reconhecida, gradualmente, pelas Forças Aéreas mais avançadas do mundo, como a Força Aérea Sueca. Essa seleção nos incentiva a oferecer aos nossos clientes o transporte tático do qual necessitam para realizar suas missões mais desafiadoras com versatilidade, confiabilidade e desempenho inigualáveis", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal já selecionaram C-390 no velho continente. Além de reforçar a defesa sueca, a aeronave deve aumentar a interoperabilidade com forças aliadas, beneficiando-se das sinergias em treinamento, apoio e logística já estabelecidas na região.
A Embraer fornecerá soluções de treinamento para o C-390 Millennium à Força Aérea Real da Holanda, incluindo um simulador de voo completo e uma estação de instrução para o loadmaster.
Os equipamentos serão desenvolvidos em parceria com a empresa Rheinmetall, além de uma estação de treinamento baseada em computador (CBT, na sigla em inglês), projetada com a ETI. A expectativa é de que todas as soluções estejam em operação até o final de 2026.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/11/2024, às 21h42
+lidas