AERO Magazine
Busca

Reforço na OTAN

Embraer recebe pedidos de dois C-390 da República Tcheca

República Tcheca se torna o quarto país da OTAN a adquirir o Embraer C-390


O país é o sétimo a aderir ao modelo de fabricação brasileira - Embraer DAM
O país é o sétimo a aderir ao modelo de fabricação brasileira - Embraer DAM

A Embraer anunciou nesta sexta-feira (25), que o Ministério da Defesa da República Tcheca assinou um contrato para a compra de duas aeronaves de transporte multimissão C-390 Millennium.

As unidades, que adotarão o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), têm como objetivo modernizar e ampliar as capacidades operacionais da Força Aérea do país. Elas serão capazes de executar diversas missões, incluindo transporte tático de tropas, veículos e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gerenciamento de desastres, apoio humanitário e reabastecimento aéreo.

"A experiência demonstra que forças militares precisam transportar pessoas e cargas pesadas por grandes distâncias. As missões de evacuação realizadas no Afeganistão e no Sudão comprovam essa necessidade. Estou satisfeita em adquirir aeronaves para nossa Força Aérea que são capazes de realizar essas missões", disse a ministra da Defesa, Jana Černochová.

O C-390 Millennium possui carga útil máxima de 26 toneladas, velocidade máxima de 470 nós e aviônicos modernos. Além das aeronaves, a Embraer fornecerá um pacote de treinamento e suporte para a Força Aérea Tcheca, com o objetivo de facilitar a integração das novas unidades na frota existente.

A frota global em operação já acumula mais de 15.000 horas de voo. Além da República Tcheca, a aeronave foi adquirida por Holanda, Hungria e Portugal, todos membros da OTAN, assim como pela Áustria, Brasil e Coreia do Sul.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/10/2024, às 08h24


Mais Notícias