A parceria iniciada em 2022 entre a L3Harris e Embraer para uma versão especial do KC-390 foi encerrada
A parceria entre a empresa de defesa americana L3Harris e a brasileira Embraer, iniciada em 2022 e que visava trazer o modelo C-390 Millennium para o mercado dos Estados Unidos, foi desfeita.
Bosco da Costa Jr., CEO da divisão de defesa da Embraer, confirmou o término da cooperação em entrevista ao site Breaking Defense. O acordo previa que a L3Harris atuaria como contratante principal, fornecendo sistemas de missão dos EUA para o C-390, além de desenvolver uma lança de reabastecimento para transformar a aeronave no KC-390, versão voltada para o mercado americano.
Nos dois anos seguintes, o interesse da empresa norte-americana aparentemente diminuiu, levando ao fim da parceria. "Acho que é justo dizer que a parceria com a L3 não existe mais para o 'avião-tanque ágil'. Eles decidiram não seguir em frente por causa de outras prioridades", disse Costa.
A parceria com a L3Harris foi anunciada em uma ocasião em que a Força Aérea dos EUA ainda seguia uma estratégia de reabastecimento aéreo conhecida como KC-X, KC-Y e KC-Z. No entanto, a USAF abandonou esse plano em favor de uma compra limitada de aviões-tanque prontos, que substituirão os antigos KC-135. Esse movimento será seguido pelo programa NGAS.
“Embora não busquemos mais uma solução ágil para navios-tanque com a Embraer Defense, mantemos uma relação de trabalho positiva entre nossas empresas e continuamos a explorar colaborações futuras", disse a L3Harris. em nota a AERO Magazine.
Apesar do término do acordo, a Embraer continua seus planos de expansão nos Estados Unidos. Uma das possibilidades é a participação no programa de reabastecimento aéreo de próxima geração, o Next Generation Air Refueling System (NGAS). O fabricante já respondeu a uma solicitação de informações como potencial contratante principal, mas continua avaliando outras estruturas de negócios e conversando com empresas de defesa para explorar oportunidades de parcerias.
A Embraer já tem presença significativa nos Estados Unidos, e o C-390 está em conformidade com a lei Buy America. A empresa também está considerando a possibilidade de estabelecer uma linha de montagem final no país para o modelo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/10/2024, às 09h09 - Atualizado em 22/10/2024, às 14h20
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