A Embraer apresentará para os militares da África do Sul o C-390 Millennium durante o África Aerospace & Defence 2024
A Embraer confirmou que apresentará o C-390 Millennium na África Aerospace & Defence (AAD), evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de setembro de 2024, na Base Aérea de Waterkloof, em Pretória, na África do Sul.
Com as recentes vendas internacionais do C-390 nos países membros da Otan, a Embraer ampliou sua campanha internacional de exibição do avião, que será promovido também na Indonésia, durante o Bali Air Show.
Considerado um dos mais avançados cargueiros militares da atualidade, o C-390 Millennium pode realizar um amplo espectro de missões e de apoio servindo e apoiando as forças armadas e outros departamentos governamentais. Recentemente a Hungria recebeu a primeira unidade com capacidade de ser convertida em UTI aérea, sendo especialmente útil em situações de calamidade, incluindo desastres naturais, ou evacuação de militares feridos em combate.
"O C-390 Millenium foi projetado desde o início para ser versátil, não apenas para missões militares, mas também para tarefas de interesse nacional, como gerenciamento de desastres, evacuação médica, vigilância marítima e combate a incêndios", destacou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Com capacidade de carga máxima de 26 toneladas, o C-390 tem velocidade de cruzeiro de 470 nós e pode ser usado em pistas não pavimentadas, sem perda significativa de capacidade ou desempenho.
A força aérea sul-africana avalia a compra de novos aviões de transporte cargueiro tático multimissão. “Estamos confiantes de que o C-390 é uma aeronave perfeitamente adequada para as diversas necessidades da Força Aérea da África do Sul e de seus ministérios”, disse Costa Junior.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 foi selecionado ainda pelas forças aéreas da Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.
De acordo com a Embraer, a atual frota em operação acumula mais de 14.000 horas de voo,com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, números considerados um dos mais altos em toda a aviação militar.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/09/2024, às 16h00