Acordo de parceria industrial entre a Embraer e a SAMI poderá permitir a montagem final do C-390 na Arábia Saudita
A Embraer assinou hoje (29), um amplo acordo de cooperação com a Arábia Saudita para as áreas de Defesa e Segurança. A parceria envolve a empresa SAMI (Saudi Arabian Military Industries), que faz parte do Fundo de Investimento Público saudita e deverá ampliar a presença da Embraer no país.
A SAMI é principal companhia de defesa da Arábia Saudita e segundo o Memorando de Entendimento deverá promover as capacidades do C-390 Millennium e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa da Arábia Saudita.
Além disso, o acordo ainda inclui uma parceria para ampliar as capacidades de manutenção dos aviões da Embraer no país, incluindo a criação de um centro regional de manutenção e reparo (MRO, na sigla em inglês), assim como uma eventual linha de montagem final para o C-390.
Caso a Arábia Saudita encomende o C-390 Millennium, a Embraer se comprometeu a realizar a montagem final do avião no país, enviando os principais componentes na forma de kits, que serão então finalizados pela SAMI.
Neste caso ainda haverá integração local do sistema de missão escolhido pela Arábia Saudita.
Por fim, o memorando ainda inclui a criação de um programa de treinamento conjunto, que possibilitará a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial em toda a região do Golfo.
"Estamos muito satisfeitos pela assinatura do acordo com a Embraer, que poderá trazer novas instalações de suporte e produção no país”, afirma Eng. Walid A. Abukhaled, CEO da SAMI. “Ainda que a expansão de nossas capacidades de MRO sejam importantes, a chave para esse acordo é o estabelecimento de atividades de treinamento conjuntas, para apoiar o desenvolvimento de talentos sauditas e a transferência de habilidades valiosas no setor aeroespacial”, completou.
A Arábia Saudita, que é um dos principais países do Oriente Médio, iniciou um ambicioso plano de modernização de sua base economia e industrial, passando a promover iniciativas de criação de novas oportunidades de negócios locais. O chamado Saudi Vision 2030, planeja fortalecer a autossuficiência do país em defesa que poderá ter ao menos 50% dos gastos com defesa destinados a empresas locais até 2030.
Para a Embraer o memorando permite avançar com seus projetos de defesa em um dos mercados mais importantes e estratégicos do mundo. A Arábia Saudita mantém um importante peso político e militar na região, tendo parcerias de longa data com a indústria de defesa dos Estados Unidos e Europa, mas planeja avançar com parcerias para obter maior autonomia em determinados segmentos.
“Estamos muito satisfeitos com a assinatura desse acordo com a SAMI. Esse é o primeiro passo para avançar na cooperação em Defesa e Segurança envolvendo as cadeias de produção entre os dois países”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Um dos destaques do acordo para a Embraer é a possibilidade da venda do C-390 Millennium para a força aérea saudita, assim como o estabelecimento de uma linha de montagem final no país. Embora o C-390 seja reconhecido por suas características operacionais, o Brasil realizou um corte de quase 50% no pedido original, comprometendo a viabilidade econômica do projeto no médio prazo. O estabelecimento de um acordo industrial com a Arábia Saudita poderá retomar a capacidade comercial do avião e ampliar suas chances de vendas no Oriente Médio.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/11/2023, às 12h00
+lidas