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Carro voador

Embraer anuncia 200 encomendas para novo veículo aéreo urbano

Futuro eVtol desenvolvido pela Eve Urban Air Mobility avança para se tornar um projeto real já em 2026


EVtol da Embraer

Halo opera com táxi aéreo nos EUA e Reino Unido e deverá auxiliar a Embraer no desenvolvimento do conceito eVtol

A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa pertencente a Embraer, anunciou hoje (1), que o seu novo veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVtol) recebeu um pedido para 200 aeronaves da Halo, companhia de táxi aéreo com operações nos Estados Unidos e Reino Unido.

O acordo prevê o desenvolvimento um trabalho conjunto para novas operações de eVtol em ambos os países. O projeto inclui o desenvolvimento contínuo do sistema de gestão de tráfego aéreo urbano, bem como nas ofertas de serviços e de frotas.

Segundo a Embraer, a encomenda representa uma das maiores na indústria de mobilidade aérea urbana.

“Estamos prontos para construir o futuro da mobilidade com nossos parceiros de forma colaborativa”, comentou Andre Stein, presidente & CEO da Eve Urban Air Mobility. “Estamos confiantes que este relacionamento mutuamente benéfico terá um impacto positivo para muitos usuários futuros e permitirá que ambas as empresas cresçam seus negócios de forma exponencial”.

A Halo destacou a importância do programa contar com suporte global, especialmente por se tratar de um projeto embrionário e que exigirá uma série de recursos para certificação e operação. Um dos desafios do segmento eVtol ainda será demonstrar sua viabilidade econômica e a segurança diante do público. Será o primeiro caso de um veículo aéreo de transporte de passageiros que poderá ser conduzido de forma autônoma.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, disse Kenneth C. Ricci, Diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte. “Nossa experiência como operadores nos ensinou que o suporte ao produto é absolutamente vital para o sucesso geral de novos programas”.

As entregas devem começar em 2026, ainda que dependa da certificação das aeronaves e de todo o ecossistema para sua operação em escala comercial. O eVtol da Eve fez o primeiro voo de simulador em julho de 2020, enquanto o modelo em escala voou três meses depois.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/06/2021, às 09h30 - Atualizado às 09h47


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