AERO Magazine
Busca

Teste de armamento

Drone russo realiza lançamento de bomba real

S-70 Okhotnik é aposta russa para uso de aeronaves sem pilotos e com grande poder bélico


S-70

S-70 é um drone multimissão criado pela Rússia com foco nas guerras aéreas futuras | Foto: Divulgação

A ministério da defesa da Rússia divulgou um vídeo do drone furtivo S-70 Okhotnik lançando uma bomba durante um teste voltado para avaliar as reais capacidades da aeronaves. Esse foi o primeiro experimento com armamento lançado pelo novo drone russo.

A bomba que pesava aproximadamente 500 quilos destruiu um alvo terrestre. A nova aeronave não tripulada dos forças armadas russas está passando por vários testes para obter a certificação.

Uma nova versão do Okhotnik foi apresentada na semana passada, tal versão apresenta algumas diferenças em relação ao modelo original, incluindo novos bocais de saída do motores, que reduzem a assinatura térmica da aeronave, dificultando assim a detecção por sistemas inimigos. 

O atual protótipo tem um comprimento de 14 metros, uma envergadura de 19 metros e um peso de aproximadamente 20 toneladas.

Nova versão apresenta modificações que visão a menor assinatura radar e térmica | Foto: United Aircraft Corporation

De acordo com os russos, o S-70 poderia realizar voos simultâneos com aeronaves tripuladas, em especial com o caça Su-57, com a possiblidade do Okhotnik ser pilotado a partir do caça de 5º geração.

O Okhotnik também deverá transportar mísseis de cruzeiro e demais armamentos em sua baía interna de armas.

Um dos temores atuais é que a Rússia consiga viabilizar o emprego real do S-70 Okhotnik no curto prazo e torna-lo operacional para uma eventual campanha na Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 20/12/2021, às 09h40 - Atualizado às 09h44


Mais Notícias