Mudanças na fuselagem foram feitas visando a menor detecção por radares inimigos
Primeira versão do S-70 fez seu voo inaugural em 3 agosto de 2019 | Foto: United Aircraft Corporation
A Rússia apresentou o segundo protótipo do drone stealth S-70 Okhotnik (Hunter), o veículo aéreo não tripulado (Vant) foi retirado do hangar de uma fábrica em Novosibirsk, na região da Sibéria, Rússia, nesta terça-feira (14).
A nova versão do S-70 apresenta uma fuselagem mais plana, tal modificação tem o propósito de reduzir a assinatura radar do Hunter, dificultando assim a detecção por radares.
"O lançamento do drone significa o fim da montagem do item como um todo e seu equipamento com todos os equipamentos de bordo necessários em conformidade com os requisitos para aeronaves e a transição para testes de solo abrangentes para se preparar para seu voo de estreia", disse Alexey Krivoruchko, vice-ministro da Defesa, em nota publicada pela agência estatal TASS.
O Vant da Sukhoi, empresa pertecente ao grupo United Aircraft Corporation (UAC), tem um comprimento de 14 metros, uma envergadura de 19 metros e um peso de aproximadamente 20 toneladas. As entregues em série do drone furtivo devem começar em 2024.
🇷🇺✈️ ОАК впервые показала беспилотник С-70 «Охотник», оснащенный плоским реактивным соплом. БПЛА создан компанией «Сухой». Выкатка нового образца состоялась на Новосибирском авиационном заводе им. В. П. Чкалова. pic.twitter.com/nZGFu8EAJf
— Zilla (@Zilla57826895) December 14, 2021
Além disso, o S-70 poderá realizar voos com aeronaves tripuladas, como o caça furtivo Su-57 Felon, sendo que, existe a possiblidade que o Vant seja pilotado a partir do caça de 5º geração na versão biposta. Entretanto, não se sabe se uma versão para dois pilotos do Felon de fato está confirmada.
Por André Magalhães
Publicado em 14/12/2021, às 13h20
+lidas