AERO Magazine
Busca

Fator estratégico

Comandante da FAB reafirma importância de um segundo lote de Gripen

Chefe da FAB relatou que é necessário um número bem maior de caças Gripen para o Brasil


O lote inicial, assinado em 2014, terá quatro Gripen acrescidos elevando de 36 para 40 unidades - Saab
O lote inicial, assinado em 2014, terá quatro Gripen acrescidos elevando de 36 para 40 unidades - Saab

O Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, ressaltou novamente a importância de um segundo lote de caças Gripen F-39 para a Força Aérea Brasileira (FAB). A fala do tenente-brigadeiro Baptista aconteceu em um vídeo publicado pela Saab do Brasil nesta quinta-feira (12).

Em seu depoimento, o chefe da FAB disse que "o Brasil necessita de uma quantidade muito maior do lote já contratado". Também foi destacado pelo militar uma maior capacitação da indústria brasileira no segmento aeronáutico militar.

Contudo, não foi revelado quantos aviões poderiam entrar no segundo contrato com a empresa sueca Saab, mas se acredita que sejam por volta de 30 caças.

Não é a primeira vez que Baptista Junior toca no assunto, tanto que em 22 de abril, durante a cerimônia do Dia do Aviador, foi ressaltado que estudos para um novo lote já estão sendo iniciados.

Neste mesmo evento, onde houve a incorporação os primeiros Gripen à aviação de caça brasileira, o comadante também anunciou que mais quatro aeronaves serão adcionadasao contrato assinado em 2014, elevando a frota de 36 para 40 uniadades.

Saiba Mais...

Em abril, o Brasil recebeu seus dois primeiros Gripen F-39E de produção de série. Os caças estão passando por testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto (SP), tais voos estão sendo conduzidos por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab.

Após a conclusão dos ensaios, os caças irão obter o Certificado de Tipo Militar e terão a licença operacional inicial.

Depois desta fase em São Paulo, os aviões irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás, onde serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea – Esquadrão Jaguar.

Vale lembrar que em novembro passado, a FAB recebeu formalmente na Suécia quatro Gripen F-39E de produção seriada. Outros dois deverão ser enviados por via marítima para o Brasil ainda neste semestre.

Um dos destaques do acordo é a participação de nosso país no desenvolvimento das aeronaves, incluindo o desenvolvimento do modelo biposto (F-39F) que serão montados em território nacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 12/05/2022, às 12h00


Mais Notícias