Made in China

China avança nos testes do hidroavião AG600

Modelo foi desenvolvido pela indústria chinesa e poderá contar com uma versão civil e militar


AG600 deverá ser utilizado inicialmente pela guarda costeira da China

  • Faça parte do grupo de AERO Magazine no Telegram clicando aqui

A China realizou ontem (26) mais um voo com o hidroavião AG600, desenvolvido para patrulha marítima e missões de resgate em alto mar. O gigante quadrimotor turbo-hélice foi completamente desenvolvido pela estatal chinesa AVIC e amplia a independência do país em relação a fornecedores externos.

O modelo decolou de uma zona de ensaios costeira, na província de Qingdao, realizando um voo de 31 minutos. O ensaio é o terceiro do tipo, após o primeiro voo ter ocorrido no dia 24 de dezembro de 2017, seguido de mais um teste em 2018.

O avião tem as dimensões próximas de um Airbus A320, com 36,9 metros de comprimento e 38,8 de envergadura. Porém, a capacidade é de até 50 pessoas ou 12 toneladas de carga. Os quatro motores WJ-6, embora alardeados como chineses, são derivados dos russos Ivchenko AI-20 e oferecem aproximadamente 4.000 shp em regime máximo, enquanto em cruzeiro a potência é estimada em 3.500 shp.

Inicialmente o avião conta com um pedido firme por parte do governo chinês, com 17 aeronaves encomendadas e que devem ser operadas pela guarda costeira da China. A expectativa também é desenvolver uma versão armada, destinada a marinha.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 27 de Julho de 2020 às 17:30


Notícias notícia de aviação aeronave avião Airbus A320 AG600 AVIC guarda costeira marinha China pirataria Rússia WJ-6 Ivchenko AI-20