Duplamente debutante

HondaJet comemora 15 anos da sua apresentação pública

Inovador jato de negócios fez sua estreia na edição de 2005 do EAA Air Venture, em Oshkosh


Certificação do HondaJet ocorreu dez anos após sua primeira visita em Oshkosh 

  • Faça parte do grupo de AERO Magazine no Telegram clicando aqui

A Honda Aircraft Company celebrou os 15 anos desde a primeira aparição pública do HondaJet. O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2005, durante o EAA Airventure Oshkosh, o tradicional encontro aeronáutico que reúne milhares de entusiastas e profissionais da aviação.

Até aquele momento, o HondaJet havia realizado apenas voos testes, em pistas longe dos olhos do público. O modelo passava por aprimoramentos, especialmente em relação aos seus motores e aerodinâmica.

Criado sob um novo conceito de engenharia e soluções de design, o HondaJet conta com os motores montados acima das asas (Over-The-Wing Engine Mount). Ainda que a proposta básica não seja inédita, o modelo inovou pelas soluções apresentadas com a nova configuração dos motores, incluindo o projeto dos pilones e da fuselagem.

O modelo, todavia, percorreu um longo processo até ser certificado uma década depois. Atualmente o HondaJet é um dos líderes da categoria entre os jatos de negócios de entrada.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 27 de Julho de 2020 às 15:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião HondaJet Honda Aircraft EAA Air Venture Oshkosh jatinho aviação de negócios privado