Integração entre caças de forças aéreas aliadas é um dos pilares da Otan
Caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF, na sigla em inglês) voaram até Portugal onde fizeram um treino em conjunto com os F-16 Fighting Falcon portugueses.
Os aviões ingleses partiram da base aérea de Lossiemouth, na Escócia, e tiveram como destinado à base de Monte Real, em Portugal, sede dos esquadrões 201 e 301, unidades que operam os Falocns.
O exercício aéreo teve como propósito fortalecer os lanços entre os dois aliados da Organização do Tratato de Atântico Norte (Otan) em operações de interesse sobre Atlântico e o Mediterrâneo Ocidental.
"Esta implantação proporcionou uma oportunidade para desenvolver treinamento e táticas com nossos parceiros da Otan e demonstra o forte vínculo e entendimento operacional entre as duas forças aéreas".disse um dos pilotos de Typhoon.
Neste ano, a Força Aérea de Portugal completa 70 anos, o país situado na região ibérica tem à disposição algumas unidades de caças F-16. Já na aviação de trasporte, Lisboa está adquirindo cinco cargueiros multimissão KC-390 Millennium da brasileira Embraer.
Exercícios entre parceiros e aliados da Otan acontecem com frequência. Exemplo disso, foi o grande treino militar Core 22, que aconteceu recentemente na Noruega e reuniu vários membros da aliança ocidental.
Por André Magalhães
Publicado em 28/04/2022, às 10h55
+lidas