Caças de nações aliadas da Otan realizam treinamento em conjunto e deixam um claro recado a Rússia e a China
Caças das forças aéreas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha, da Itália, do Canadá e da França estão na base aérea Leeuwarden, na Holanda, onde participam do exercício aéreo Frisian Flag, que é liderado pelo país anfitrião.
O Frisian Flag começou no dia 28 de março e vai até o dia 8 de abril. O treinamento em conjunto reúne caças F-16, F-35, Mirage 2000, entre outros aviões de combate.
"Nós treinamos, como lutamos - juntos! Por essa razão, Frisian Flag é um importante exercício aéreo internacional no qual os Aliados da Otan praticam em conjunto cenários realistas de grande escala”, disse Johan van Deventer, Comandante da Base Aérea de Leeuwarden.
Este exercício acontece justamente em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está entrando no segundo mês de duração. O treinamento multinacional pode ser visto como um recado que a aliança militar da Otan está unida.
FRISIAN FLAG brings @NATO Allied Air Forces from 🇳🇱🇫🇷🇨🇦🇮🇹🇩🇪🇬🇧🇺🇸 together for complex training missions with scenarios based around high-intensity warfare.
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) March 29, 2022
"We train, like we fight - together!" said Air Commodore Johan van Deventer.
Read more: https://t.co/4zvEl9uOoV#NATOpic.twitter.com/Rz3gYuLgJ2
Além do Frisian Flag, outro exercício militar na Europa está acontecendo. O Core 22 ocorre no frio clima da Noruega e envolve vários países membros e parceiros da Otan.
O treinamento tem a presença de 200 aeronaves e 30.000 soldados, além de meios terrestres e marítimos. O objetivo principal da missão deste exercício é o treino sob condições de clima frio.
Por André Magalhães
Publicado em 30/03/2022, às 08h40
+lidas