AERO Magazine
Busca

Parceira entre aliados

Exercício militar movimenta céus da cidade de Las Vegas

Red Flag inicia edição 2022 e reúne ao menos 100 aeronaves e mais de 3.000 militares


F-22 e F/A-18 na base aérea de Nellis, próximo a Las Vegas

Exercício proporciona a interação entre pilotos da força aérea e da marinha norte-americana  | Foto: USAF / Dwane R. Young

A primeira edição anual do exercício aéreo Red Flag 2022, que reúne aproximadamente 100 aeronaves e cerca de 3.000 militares, já está em andamento em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A base aérea de Nellis, localizada nos arredores da famosa cidade dos cassinos, é o ponto de partida das aeronaves para as múltiplas missões diárias em uma manobra militar de elevada exigência técnica e de planejamento. O Red Flag 22-01 começou no dia 24 de janeiro e vai até o dia 11 de fevereiro.

Aeronaves da força aérea, da marinha, dos fuzileiros e da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos estão reunidos no treinamento. Além disso, como ocorre anualmente, aliados participam da manobra, com a primeira fase contando com a presença da  força aérea do Reino Unido e da força aérea da Austrália.

No lado norte-americanos estão presentes, como sempre os caças F-22, F-35A, F-16C, F-15E, EA-18G e A-10C, bem como aeronaves de apoio, além dos bombardeiros B-2A Spirit e B-52H Stratofortress.

B-52H em las Vegas

 EUA irão modernizar os bombardeiros B-52H aumentar a vida útil das aeronaves  | Foto: USAF /William R. Lewis

Os convidados estrangeiros estão participando com caças Eurofighter Typhoon, no caso do Reino Unido, assim como aviões de apoio e de alerta aéreo antecipado, incluindo o E-7A Wedgetail.

"O Red Flag 22-1 é um exercício único, porque demonstra a integração tática mais avançada do poder aéreo dos EUA e seus principais aliados, o Reino Unido e a Austrália”, disse Jared Hutchinson, comandante do 414º Esquadrão de Treinamento de Combate.

O exercício aéreo tem como propósito não apenas treinar os militares para a melhor colaboração e aperfeiçoamento entre si, mas também os capacita para dissuadir as ameaças dos mais visíveis adversários internacionais, como a Rússia, China, Irã e Coreia do Norte. A edicão 2022 ocorre em meio as escaladas das tensões na Ucrânia e em Taiwan.

O exercício é composto de quatro fases, que ocorrem ao longo de todo o ano.

F-35

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 31/01/2022, às 10h20 - Atualizado às 12h05


Mais Notícias