AERO Magazine
Busca

Ponto alto do treinamento

Caça invisível ao radar "aposentado" participa de treinamento aéreo

Caça-bombardeiro F-117 foi desativado oficialmente em 2008, mas alguns têm aparecido curiosamente


Furtivo F-117A Nighthawk foi o primeiro avião com tal capacidade a entrar em operação real no mundo - Divulgação
Furtivo F-117A Nighthawk foi o primeiro avião com tal capacidade a entrar em operação real no mundo - Divulgação

O exercício aéreo Sentry Savannah, que acontece na base aérea de Savannah, no estado da Geórgia, entre os dia 2 a 15 de maio reúne as principais unidades de combate da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês). Contudo, o que chama a atenção é a presença da aeronave furtiva F-117A Nighthawk.

O famoso caça-bombardeiro norte americano parece estar participando do treinamento integrado entre várias aeronaves. Mas o curioso é que o Nighthawk foi aposentado oficialmente em 2008 pela Usaf.

Apesar da desativação, o primeiro avião steath (invisível aos radares) a entrar em operação no mundo, tem aparecido com frequência em bases e sobre aéreas de testes militares dos EUA.

O avião em questão que está em Savannah tem a matrícula 84-0828 e ostenta na cauda um logotipo dos 40 anos do primeiro voo F-117, ocorrido em 18 de junho de 1981.

Atualmente a Usaf conta com 48 unidades do caça-bombardeiro em seu arsenal, a maioria com plena capacidade de voo. Especula-se que os F-117 estejam sendo usados no treinamento de pilotos em missões, simulando aeronaves inimigas com capacidade furtiva.

Assim, os pilotos da Usaf podem treinar e ter maior conhecimento em uma situação real, por exmeplo, contra a China e Rússia que empregam os caças J-20 Chengdu e Su-57 Felon, respectivamente.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 05/05/2022, às 08h20


Mais Notícias