AERO Magazine
Busca

Testes em segredo

Aeronaves furtivas F-117 e F-35 são flagradas com pinturas misteriosas

Mesmo tendo sido aposentado em 2008, alguns F-117 Nightawk foram visto voando no deserto californiano


O F-35A e o F-22 Raptor são atualmente os caças mais modernos da Usaf | Foto: Divulgação

Estão circulando na internet imagens dos caças furtivos F-35C Lightning II e F-117 Nightawk com pinturas diferentes das tradicionais. O fato levantou algumas especulações do real motivo das novas cores.

O F-117 foi fotografado tem uma pintura espelhada, em um padrão que destoa do tradicional padrão em preto usado pelo avião durante toda sua vida operacional. O registro foi feito em uma área de operações militares, nos arredores de Eureka Dunes, no noroeste do parque natural de Death Valley, na Califórnia.

Não é a primeira vez que um F-117 é visto com uma pintura fora do padrão. Nos anos 1990, foram feitos testes com pinturas modificadas a fim de experimentar maneiras de reduzir a assinatura radar e infravermelha das aeronaves.

O fato mais curioso seja que os F-117 Nightawk realizaram suas últimas missões de combate em meados de 2005. A força aérea dos Estados Unidos aposentou oficialmente o caça em 2008, mas alguns aviões foram flagrados recentemente.

Especula-se que os F-117 estejam sendo usados no treinamento de pilotos em missões simulando aeronaves inimigas com capacidade furtiva. Além disso, deverá permitir os analistas militares norte-americanos avaliarem o comportamento de seus caças em um cenário de guerra contra os modernos jatos de combate Su-57 e J-20, respectivamente da força aérea russa e chinesa.

Por outro lado, nunca um F-35 foi visto com uma pintura fora do padrão. O caça mais moderno do arsenal dos Estados Unidos tem empregado um esquema cinza de baixa visibilidade, mas um  F-35C utilizado em testes pela Marinha dos Estados Unidos, foi visto sobrevoando a região de China Lake, também na Califórnia, com um esquema bastante diferente.

O real motivo das misteriosas pinturas em ambas aeronaves é desconhecido. Contudo, são bem semelhantes a pintura que foi registrada em um F-22 Raptor, no dia 19 de novembro de 2021. Entre as das possibilidades é ser um estudo para a base de alguma nova pintura mais eficiente ou mesmo a avaliação de novos compostos químicos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 24/01/2022, às 12h10 - Atualizado às 16h44


Mais Notícias