AERO Magazine
Busca

ANAC e Dinac

Brasil e Paraguai fortalecem cooperação técnica em aviação civil

Acordo entre as agências de aviação civil dos dois países visa aprimorar medidas de segurança


Representantes da ANAC, do Brasil, e da Dinac, do Paraguai - ANAC/Ana Flávia
Representantes da ANAC, do Brasil, e da Dinac, do Paraguai - ANAC/Ana Flávia

Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sediou uma série de reuniões e visitas técnicas em Brasília, com a presença de representantes da Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai, a Dinac.

O objetivo foi o aprimoramento das medidas de segurança na aviação e o compartilhamento de informações de inteligência entre os dois países. Durante o encontro, foi assinado um memorando de entendimento por Nelson Mendoza, pelo presidente da Dinac, e por Ricardo Catanant, diretor da ANAC.

O acordo formaliza o compromisso de fortalecer a cooperação técnica internacional e o intercâmbio de melhores práticas em questões de segurança operacional e segurança da aviação. O memorando também aborda a facilitação, visando promover maior eficiência nas operações entre os dois países.

Além disso, a visita incluiu discussões sobre o perigo aviário e fauna, uma preocupação constante nas proximidades de aeroportos devido aos riscos de colisão entre aves e aeronaves. A delegação também realizou uma visita ao aeroporto internacional de Brasília (BSB), onde teve acesso às práticas adotadas para a gestão da fauna, com foco na mitigação dos riscos de colisões.

Parceria também com a IATA

Também na última semana, a Associação do Transporte Aéreo Internacional, (IATA), e a ANAC anunciaram uma parceria para fortalecer a supervisão da segurança no setor de aviação brasileiro.

O acordo prevê que os programas de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA) e de Avaliação de Segurança Padrão (ISSA), ambos da IATA, apoiarão e complementarão a supervisão da ANAC sobre as operações das empresas aéreas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/10/2024, às 07h44


Mais Notícias