Parceria entre ANAC e IATA visa fortalecer a supervisão de segurança no setor de aviação do Brasil
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciaram nesta quinta-feira (3), uma parceria para fortalecer a supervisão da segurança no setor de aviação no Brasil.
O acordo prevê que os programas de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA) e de Avaliação de Segurança Padrão (ISSA), ambos da IATA, apoiarão e complementarão a supervisão da ANAC sobre as operações das empresas aéreas.
“A segurança é uma prioridade comum para todos na aviação. Estamos ansiosos para trabalhar com a ANAC para fortalecer ainda mais a supervisão de segurança no Brasil com o IOSA e o ISSA", disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA.
A parceria inclui a cooperação no apoio à supervisão estatal, no aprimoramento da eficiência, em workshops e treinamentos conjuntos e em melhoria contínua. Atualmente, mais de quarenta autoridades de aviação civil utilizam os programas IOSA e ISSA para complementar suas atividades de supervisão regulatória.
A ANAC disponibilizou em seu Portal de Capacitação o curso à distância "Conscientização em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita – Avsec". O treinamento é autoinstrucional, com aulas assíncronas e vagas abertas até dezembro.
Com duração de duas horas, o curso abrange temas como atos de interferência ilícita na aviação, o papel da Anac no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil (PnAvsec) e as normativas brasileiras aplicáveis às áreas restritas dos aeroportos. Também são discutidos princípios de gerenciamento de risco Avsec.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/10/2024, às 11h19