Os cursos em manutenção aeronáutica serão ministrados em Brasília e são voltados para alunos do ensino médio da rede pública
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com o Serviço Social do Transporte, o SEST, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, o Senat, e o Ministério da Educação, abriu inscrições para cursos técnicos em manutenção aeronáutica.
As formações são voltadas para alunos do ensino médio da rede pública e incluem bolsas de estudo. As inscrições estão abertas até o próximo sábado (5), e podem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico. Todas as regras e detalhes do processo estão disponíveis no edital publicado.
Os cursos serão ministrados presencialmente na unidade de Samambaia, em Brasília, com início previsto para 11 de novembro. A carga horária total é de 1.440 horas, divididas em 1.200 horas de aulas teóricas e 240 horas de estágio prático. A duração total é de aproximadamente 24 meses.
A iniciativa faz parte do programa "Asas para Todos" da Anac, que visa à formação de profissionais para o setor aéreo. O programa está alinhado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), buscando ampliar o acesso à formação técnica na aviação.
Pelo menos 50% das vagas serão destinadas às mulheres. Também há vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, bem como para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os participantes ainda receberão uma bolsa mensal de R$ 700, oferecida pelo programa.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/10/2024, às 08h25
+lidas