Mês de outubro é de responsabilidade da FAB a cerimônia que também é em alusão ao Dia do Aviador
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na manhã de ontem (9), a cerimônia de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante a solenidade o cargueiro brasileiro KC-390 e dois caças F-5M realizaram uma série de passagens baixas.
A solenidade que prevê a troca da monumental bandeira do Brasil foi presidida pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e controu com a presença do comadante da Aeronaútica Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outros militares da FAB, Marinha e Exército.
Ao término da solenidade, a tropa desfilou em continência ao Ministro de Estado da Defesa ao som da canção "Bandeirantes do Ar" e do Hino dos Aviadores.#AsasQueProtegemOPaíspic.twitter.com/B38OXCnobT
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 9, 2022
A durante a cerimônia houve desfile de tropas e apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.
A substituição do Pavilhão Nacional ocorreu sob som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão.
Em Outubro é comemorado o Dia do Aviador e da FAB. A data magna da força aérea é o dia 23 de outubro, no qual ocorre as comerações referente ao primeiro voo bem-sucedido do 14-Bis, o mais-pesado-que-o-ar, sob comando de Santos Dumont, em 1906. A aeronave pecorreu 60 metros em sete segundos com uma altura máxima de voo de dois metros, sob testemunha de dezenas de pessoas, em Paris.
A cada mês é feita a substituição do Pavihão Nacional. A cerimônia é realizada em rodízio entre as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
De Brasília, por André Magalhães
Publicado em 10/10/2022, às 09h55
+lidas