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Avião elétrico obteve isenção de aeronavegabilidade

O Pipistrel Velis Electro obteve isenção de aeronavegabilidade por reguladores dos EUA


O avião, que será usado para instrução, tem dois assentos e pode voar por até 50 minutos - Pipistrel/Frank Galella
O avião, que será usado para instrução, tem dois assentos e pode voar por até 50 minutos - Pipistrel/Frank Galella

A Pipistrel, da Textron Aviation, anunciou na última segunda-feira (4), que o seu avião elétrico o Velis Electro obteve isenção de aeronavegabilidade para aeronaves esportivas leves (LSA, na sigla em inglês) da agência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, a FAA.

O feito permite que as escolas de voo norte-americanas usem o Velis Electro em seus programas de treinamento de voo, apresentando menores custos e manutenção simplificada.

Com esta isenção, a barreira de custos à formação primária de voo pode ser substancialmente reduzida”, disse Kriya Shortt, presidente e CEO do segmento eAviation da Textron.

O Velis Electro tem dois assentos e pode voar por até 50 minutos, ideal para aulas práticas dos cursos iniciais, como o Piloto Privado. Porém, inviável para voos civis, mesmo que desportivos.

Especialistas preveem que, até 2035, poderá ser desenvolvida uma aeronave elétrica capaz de transportar entre 50 e 100 passageiros, com uma autonomia de 90 minutos ou entre 450 e 700 km. Atualmente o maior entrava são as baterias necessárias, ainda pesadas e com baixa confiabilidade, razão pela qual seria improvável nos dias atuais desenvolver aeronaves maiores para rotas mais longas. 

Em agosto de 2023, a KLM, por meio de uma parceria, fez um tour com o Velis Electro na Holanda, como uma demonstração de como este tipo de aeronave pode ser incorporada no futuro.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/03/2024, às 08h53


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