AERO Magazine
Busca

eCessna

Textron assume empresa da Eslovenia especializada em aviões elétricos

Textron adquiriu o controle da eslovena Pipistrel e aposta no futuro dos aviões elétricos


Velis Electro foi o primeiro avião elétrico certificado no mundo - Divulgação
Velis Electro foi o primeiro avião elétrico certificado no mundo - Divulgação

A Pipistrel, empresa Eslovênia de aviação elétrica, será absorvida ao portfólio do grupo Cessna. O acordo permitirá a empresa norte-americana ingressar no mercado de aviões elétricos, em especial no segmento de treinamento e desportivo.

O acordo foi anunciado pela Textron Inc, controladora das marcas Cessna, Beechcraft e Bell, anunciou a compra da Pipistrel.

A fusão da marca Pipistrel com a Textron será um movimento de ganha-ganha, com a empresa eslovena tendo acesso a maiores recursos de desenvolvimento, corpo técnico e rede global de suporte e vendas. Já a Textron terá acesso as tecnologias desenvolvidas pela Pipistrel, em especial o conhecimento regulatório, assim como a experiência de integração dos sistemas de propulsão elétrica e baterias.

“Para impulsionar as metas ambiciosas da Pipistrel e continuar sua história de sucesso, a união com a Textron fornece profundo conhecimento e recursos que, de outra forma, seriam inacessíveis apenas à Pipistrel”, destacou Ivo Boscarol, fundador e CEO da Pipistrel.

A Pipistrel se tornou pioneira na certificação de um avião elétrico, com o Velis Electro, um monomotor para dois ocupantes e voltado para instrução aérea. Em 2020 o avião recebeu a certificação completa e inédita da EASA, a agência europeia de aviação.

“A Pipistrel coloca a Textron em uma posição excepcionalmente forte para desenvolver tecnologias para o mercado de aviação sustentável e desenvolver uma variedade de novas aeronaves para atender a uma ampla gama de missões de clientes”, disse Scott Donnelly, presidente e CEO da Textron.

Um dos destaques do fabricante da Eslovênia foi sua capacidade de desenvolver, integrar e certificar um avião elétrico, algo que ainda é um desafio para grandes empresas. Os processos inéditos foram conduzidos em parceria com a Easa, viabilizando a abertura de um novo mercado na aviação mundial.

“A Pipistrel foi celebrada como uma das fabricantes de aeronaves elétricas mais importantes e bem-sucedidas do mundo”, destacou Donnelly.

A Textron afirmou que não pretende transferir a sede da Pipistrel para os Estados Unidos, mantendo suas operações na Europa, incluindo as instalações na Itália.

Em nota, a empresa ainda destacou que Boscarol permanecerá como acionista minoritário e também como presidente emérito, prestando consultoria sobre planos e estratégias de produtos futuros por um período de dois anos.

“A Textron está comprometida em manter a marca, sede, pesquisa e desenvolvimento e fabricação da Pipistrel na Eslovênia e na Itália”, afirmou Donnelly.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/03/2022, às 15h35


Mais Notícias