AERO Magazine
Busca

Série de erros

Avião comercial decola com destino a um aeroporto fechado até junho

Voo da Eurowings partiu da Alemanha para Itália após sequência de erros da empresa, controle e pilotos


Avião decolou da Alemanha para a Itália mesmo com documentação mostrando o aeroporto de destino fechado

Um Airbus A320 da companhia alemã Eurowings, que tinha como destino a cidade de Ólbia, na Itália, descobriu que o aeroporto estava fechado após realizar uma espera de 35 minutos, sendo forçado a retornar para Dusseldorf, na Alemanha.

O aeroporto permanece fechado desde o início da pandemia da Covid-19 na Itália, em meados de março. Ainda assim, a aeronave decolou da Alemanha e apenas após sobrevoar a cidade, a tripulação que aguardava a comunicação entre o controle de tráfego aéreo e os operadores da empresa, descobriram que o aeroporto destino não estava recebendo voos comerciais. Por conta do ocorrido, o voo que deveria ter duração de de 1h30, acabou sendo uma viagem de 4 horas para os passageiros que retornaram para a Alemanha.

LEIA TAMBÉM

É provável que a confusão tenha ocorrido por conta de um mal-entendido entre a Eurowings e o Ministério Italiano de Infraestrutura e Transporte, que no dia 17 de maio havia anunciado a reabertura do aeroporto de Ólbia. Ainda que o comunicado desse entender que as operações haviam sido retomadas, o Notam, documento especial que divulga antecipadamente toda informação aeronáutica relevante.

Mesmo sendo um documento público e que obrigatoriamente deve ser consultado antes de cada voo, o planejamento da companhia aérea liberou o voo, provavelmente confiando que o Notam estava desatualizado, ainda que tenha a informação que o aeroporto permanecerá fechado até o dia 2 de junho. Além disso, o plano de voo foi aprovado pelas autoridades europeias de tráfego aéreo, assim como foi aceito pelos pilotos.

A Eurowings não respondeu aos questionamentos da redação de AERO Magazine até o momento da publicação do texto.

Para pilotos e interessados, segue abaixo o NOTAM:

COVID-19. AERODROME CLOSED TO COMMERCIAL AVIATION TRAFFIC IN COMPLIANCE WITH REGIONE SARDEGNA DECREE 23 OF 17TH MAY 2020. RMK: GENERAL AVIATION ACTIVITY AND COMMERCIAL AVIATION ACTIVITY ON DEMAND (AEROTAXI) WITH AIRCRAFT HAVING MAXIMUM CABIN CONFIGURATION EQUAL OR LESS THAN 19 SEATS ARE APPROVED IN COMPLIANCE WITH MINISTRY OF INFRASTRUCTURE AND TRANSPORTATION DECREE 207/2020 AND REGIONE SARDEGNA DECREE 23 OF 17TH MAY 2020.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/05/2020, às 17h00 - Atualizado às 19h03


Mais Notícias