AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Avião da Latam é evacuado após incêndio em esteira de bagagens

Um princípio de incêndio em uma esteira de bagagens provocou a evacuação de um Airbus A320 da Latam Airlines no aeroporto de Guarulhos


incidente GRU
Fogo em equipamento de solo gerou fumaça próxima à aeronave e levou à evacuação de passageiros no terminal 2 de Guarulhos; ninguém ficou ferido - Reprodução/Redes Sociais

Um princípio de incêndio em um veículo de esteira de bagagens mobilizou equipes de emergência e levou à evacuação de um Airbus A320-200 da Latam Airlines, na noite de quinta-feira (4), no terminal 2 do aeroporto de Guarulhos.

A fumaça gerada pelo equipamento acionou imediatamente os protocolos de segurança e interrompeu o desembarque da aeronave de matrícula PR-MHR, em operação comercial desde novembro de 2007, que seguiria para Porto Alegre no voo LA3418.

Evacuação emergencial e resposta imediata

Passageiros ainda estavam a bordo quando as chamas foram percebidas por tripulantes e funcionários de pista. A tripulação ordenou a saída imediata da cabine, instruindo os ocupantes a deixarem seus pertences. A evacuação ocorreu pela ponte de embarque e pelas escorregadeiras de emergência. Não houve feridos.

Equipes da Brigada contra Incêndio de Guarulhos foram acionadas e chegaram rapidamente à posição em que se encontrava o A320. Funcionários tentaram controlar o fogo no equipamento de solo até a chegada dos bombeiros.

Operação interrompida e assistência aos passageiros

O incidente ocorreu no Terminal 2, quando a aeronave já estava estacionada após o pouso. De acordo com a Latam, o foco de incêndio atingiu um equipamento de uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. A companhia disse que todos os passageiros receberam assistência e foram reacomodados em outros voos.

Situação controlada e protocolos revisados

A companhia aérea acrescentou que a situação foi rapidamente contida, que os procedimentos de segurança funcionaram conforme previsto e que segue prestando suporte aos passageiros impactados enquanto apura, juntamente com o operador aeroportuário, as causas do incidente.

O voo LA3418 foi operado posteriormente por um Airbus A320-200N (PR-XBR), que decolou por volta da 1h25 da madrugada de hoje (5).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/12/2025, às 09h58


Mais Notícias