AERO Magazine
Busca

Novo campo de batalha

Avião agrícola é armado e se torna plataforma mortal de ataque ao solo

Novo Sky Warden oferece capacidade de inteligência e suporte aéreo


Air Tractor Sky Warden

Sky Warden é baseado na plataforma do avião agrícola AT-802 da Air Tractor

O avião de ataque leve AT-802U Sky Warden teve produção iniciada após a L3Harris Technologies, empresa especializada em defesa, em parceria com a Air Tractor, para começarem a montagem da primeira unidade de série.

O projeto utiliza a plataforma básica do avião agrícola Air Tractor AT-802, equipada com uma série de sistemas eletrônicos e de armas, que oferece uma opção acessível de aeronave de emprego de inteligência aerotransportada, vigilância e reconhecimento (ISR, na sigla em inglês) e outras missões de combate.

Baseado no Air Tractor AT-802, plataforma criada para pulverização no campo, o avião é equipado com um motor PT6A-65AG, de 1.295 shp, e peso máximo de decolagem de quase 7.300 kg. Mesmo com carga útil superior aos 4.000 kg, o avião pode decolar em apenas 600 metros de pista não-preparada.

Sky Warden da Air Tractor

Avião é biposto e equipado com diversos sistemas para missão ISR e apoio aéreo

O Sky Warden pode ser armado com casulos calibre .50 GAU-19/A ou Dillon-Aero .50, os mísseis AGM-114 Hellfire, lançadores duplos de foguetes M260, bombas Mk-82 de 500 lb, bombas guiadas a laser GBU-12, sistema de mira multiespectral Raytheon MTS-A, entre outros.

O Sky Warden (guardião do céu, em inglês) oferece uma plataforma multimissão de baixo custo, que agrega capacidade de ataque ao solo, oferecendo suporte aéreo aproximado para tropas, ao mesmo tempo que pode realizar missão de vigilância, reconhecimento e comunicação.

O AT-802 conta com diversos usos, como avião bombeiro, utilizando um projeto robusto e de operação e manutenção simples, aliado a boa velocidade de cruzeiro de 166 nós (300 km/h).

Cockpit do Sky Warden

Note o avançado cockpit instalado no Sky Warden

“As aeronaves da Air Tractor foram desenvolvidas precisamente para operar em ambientes austeros com infraestrutura limitada”, disse Jim Hirsch, presidente da Air Tractor.

Curiosamente a L3Harris fez questão de destacar a origem do nome, que homenageia duas plataformas de combate de operações especiais multimissão: o veterano A-1E Sky Raider, famoso na guerra do Vietnã e com o atual U-28 Draco, baseado no Pilatus PC-12, que usa o indicativo Warden durante as operações de combate.

“Combinar essa experiência com um Air Tractor, permite que nossa equipe projete e forneça uma plataforma madura capaz de operar em qualquer lugar do mundo e exija as ferramentas necessárias para apoiar qualquer missão”, disse Luke Savoie, presidente dos serviços de aviação da L3Harris.

O objetivo do Sky Warden é atender as necessidades de combate e ISR de nações com recursos militares escassos ou que pretende operar em ambientes com baixa hostilidade, que não justifica o uso de aeronaves mais complexas e caras.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 15h46


Mais Notícias