AERO Magazine
Busca

Treinamento básico

Força aérea sueca escolhe avião de treinamento alemão

Acordo para sete Grob G 120TP prevê a substituição dos jatos de instrução Saab SK 60


Grob G 120TP

Suécia vai utilizar novos monoturbo-hélices da alemã Grob Aircraft na instrução básica

A força aérea sueca deverá receber sete aeronaves de treinamento primário G 120TP, da alemã Grob Aircraft. O negócio foi formalizado pela agência de compra de defesa da Suécia (Försvarets materielverk) e contempla ainda simuladores, recursos de treinamento baseados em computador equipamentos de segurança de voo e manutenção pesada e de linha.

Os novos G 120TP, que serão designados como SK 40, vão substituir os veteranos jatos de treinamento Saab SK 60, em serviço desde 1967. Os turbo-hélices estão entre os mais avançados treinadores da atualidade, sendo construídos em material composto e equipados com o motor Rolls-Royce M250-B17F de 456 shp. Porém, o motor poderá ter a potência limitada aos 312 shp para atender aos requisitos de treinamento inicial da força aérea sueca.

O G 120TP conta com a suíte de aviônicos Cobham/Chelton Flight Systems IDU-680, com quatro displays coloridos, que permitem uma adaptação para o conceito de painel digital desde os primeiros voos do cadete. O avião tem velocidade máxima de 235 nós (435 km/h) e estol de apenas 57 nós (105 km/h), sendo certificado para manobras entre +6g e -4g, permitindo treinamento acrobático.

A expectativa é que os primeiros aviões sejam entregues para a força aérea sueca em maio de 2022, com o início dos voos de treinamento de cadetes começando em meados de 2024. Após o recebimento do primeiro G 120TP a força aérea deverá realizar um complexo programa de adaptação da aeronave aos requisitos de instrução aérea, assim como testes de validação de capacidade operacional.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/05/2021, às 16h30 - Atualizado às 17h15


Mais Notícias