AERO Magazine
Busca

Plano de voo

Validação do plano de voo no Brasil agora é centralizado e automatizado

Projeto permite a rastreabilidade da informação em todo o sistema


Airbus A319 da TAM decolando

Padronização do gerenciamento do plano de voo tem validação automática

O sistema de controle de plano de voo passou por uma reformulação, sendo agora centralizado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (Sigma).

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) espera agora que o trâmite de todas as mensagens para utilização do espaço aéreo brasileiro siga uma padronização de um caminho único, com validação segura e automatizada.

De acordo com o Decea, o Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA, que além de ampliar o apoio ao serviço de gerenciamento prestado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, permitirá agora melhor fluidez do fluxo de tráfego.

Outra novidade é que o sistema já está em serviço desde o início de abril, com os usuários não notando grandes diferenças na maneira como utiliza o serviço. “O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança nas atividades do CGNA, permitindo um planejamento completo e totalmente automatizado”, destacou Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, coronel e comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea.

Um código alfanumérico é utilizado para a identificação única de cada plano, assegurando a rastreabilidade da informação em todo o sistema. De acordo com o Comando da Aeronáutica, foram realizados todos os treinamentos com os profissionais do CGNA, CINDACTA I, II, III e IV, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), INFRAERO e demais Órgãos envolvidos com o projeto, permitindo conhecimento amplo das mudanças e novo padrão de uso do sistema.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/05/2021, às 08h00 - Atualizado às 09h17


Mais Notícias