AERO Magazine
Busca

Helicóptero produzido no Brasil será usado para montar linhas de energia

Empresa adquire o Airbus H225 para apoiar a construção de torres de transmissão


H225 utilizado em montagem de torres de transmissão

Uso de helicópteros na montagem de redes de transmissão permite reduzir o tempo da obra e acessar locais remotos

O helicóptero pesado H225, da Airbus Helicopters, será utilizado em apoio à indústria de linhas de transmissão de energia no Brasil. O modelo multimissão será utilizado pela TAC (Transmission Air Company), que assinou ainda um contrato com a Helibras para serviços de manutenção do tipo Hcare Smart - Part by the Hour (PBH).

A TAC foi criada com o objetivo de apoiar a constrição de linhas de energia no Brasil, planejando utilizar o H225 nos projetos que possui contratos em execução. A empresa é especializada no projeto e a construção da engenharia de torres, além de logística operacional e operações aéreas como transporte de cargas, montagem de torres e assentamento de cabos aéreos.

A expectativa é que até 49.000 km de linhas de transmissão sejam construídas nos próximos dez anos, ampliando a capacidade de distribuição energética do país.  A empresa ainda pretende aumentar a frota do helicóptero no futuro, visando atender a possível crescente demanda de projetos do tipo. O atual contrato foi feito por meio de uma empresa de leasing (arrendamento mercantil).

O modelo é produzido pela Helibras, na cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Atualmente, 39 aeronaves estão em operação no Brasil, em especial pelas Forças Armadas e na indústria de petróleo e gás.

O H225 conta com exibição em tempo real das margens de potência e do sistema de monitoramento de veículos (VMS) de última geração, permitindo os pilotos se concentrarem na missão em questão. Durante o transporte de cargas externas o piloto automático de quatro eixos mantém maior precisão e estabilidade, algo fundamental para a segurança da carga, que deve manter um baixo balanço, evitando o efeito pêndulo e a consequente perda da aeronave. O gancho do H225 tem uma capacidade de carga para até 4.750 quilos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h59


Mais Notícias