Dado do GAMA apontam que os principais fabricantes da aviação de negócios ampliou o faturamento no primeiro semestre de 2023
A aviação geral aumentou as entregas e faturamento ao longo do primeiro semestre de 2023. Segundo dados da Associação dos Fabricantes de Aviação Geral (GAMA, na sigla em inglês), a indústria faturou 9,2 bilhões de dólares, com alta de US$ 100 milhões no comparativo com o mesmo período do ano passado.
As entregas globais de jatos de negócios aumentaram 2,4% no comparativo, com 296 entregas nos primeiros seis meses deste ano. Já entre as vendas de helicópteros subiram 29,9%, chegando ao US$ 1,9 bilhão.
Uma das surpresas deste ano foi a entrega de dois Eclipse 550, o jato super leve (VLJ) que prometia custar menos de 1 milhão de dólares e que teve sua produção interrompida por cinco anos. Já a Cirrus, que hoje lidera o segmento de jatos pessoais, apresentou forte recuperação nas entregas, com catorze aviões no primeiro semestre.
A Embraer totalizou dezoito entregas do Phenom 300E, além de quatro Phenom 300 e mais três Phenom 100EV, além de seis Praetor 500 e sete Praetor 600. A Bombardier, que há alguns anos se dedica apenas ao segmento de aviação de negócios, ampliou para 51 o total de entregas, sendo 23 unidades da família Challenger e 28 da série Global. O super médio do fabricante canadense segue na liderança do segmento, com os Citation Latitude e Longitude acumulando trinta aviões, sendo dezoito e doze, respectivamente. Ainda assim, a Textron fechou o semestre com 79 aviões a jatos entregues, além de outros 194 nos segmentos a pistão de turboélices.
Já a suíça Pilatus fechou o primeiro semestre com 57 aviões entregues, sendo 39 unidades do PC-12 e outros dezoito PC-24, tendo inclusive realizado vendas na Argentina, através da Synerjet.
No lado oposto, a Gulfstream teve uma ligeira redução nas entregas no primeiro semestre, com duas unidades a menos que no ano passado, com 45 aviões, sendo 35 de cabine larga e dez da série G280. Quem também teve uma pequena redução foi a Dassault Falcon, com nove entregas, cinco aviões a menos que em 2022. Todavia, vale destacar que o fabricante francês divulga apenas duas vezes por ano seus números, o que pode justificar o menor volume estatístico.
A Honda Aircraft neste ano teve dez unidades entregues da família HA-420 HondaJet, o mesmo volume do primeiro semestre de 2022. E a Daher ampliou a produção de turboélices, fechando os primeiros seis meses do ano com vinte aviões entregues.
Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/09/2023, às 17h55
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