AERO Magazine
Busca

Nova atualização no ForeFlight

Atualização em Electronic Flight Bag apresenta risco de esteira de turbulência em tempo real

A ForeFlight lança atualização do seu Electronic Flight Bag com novo recurso que prevê risco de esteira de turbulência em tempo real


Atualizações na plataforma da ForeFlight oferece mais recursos, como alerta para eventos de turbulência - Divulgação
Atualizações na plataforma da ForeFlight oferece mais recursos, como alerta para eventos de turbulência - Divulgação

A ForeFlight anunciou recentemente a atualização 16.5 do seu Electronic Flight Bag (EFB, na sigla em inglês) que traz um recurso de alerta para eventos de esteira de turbulência e algumas funcionalidades adicionais voltadas para pilotos que operam internacionalmente.

O principal destaque da atualização é o sistema de alerta para esteira de turbulência, que utiliza dados dos sistemas ADS-B para calcular o fenômeno potencial causado por tráfego aéreo à frente da aeronave.

O alerta ocorre quando o voo está a 500 pés acima do nível do solo ou mais, com a plataforma calculando continuamente os efeitos da esteira das aeronaves próximas, considerando posição, altitude, velocidade, categoria de peso e informações dos ventos em altitude. Se o trajeto do voo estiver previsto para cruzar com a área de turbulência, o ForeFlight emite um alerta audiovisual proeminente para notificar o piloto.

O alerta é exibido de forma destacada na interface gráfica, mostrando informações sobre o tipo de aeronave causadora da turbulência, número de registro e a distância atual da área de turbulência.

Além disso, o app renderiza a posição tridimensional estimada da esteira, representando através de uma fita colorida que segue a aeronave no mapa. De acordo com a empresa, este novo recurso está disponível apenas para assinantes do plano ForeFlight Pro ou superior.

Além do sistema de alerta para esteira de turbulência, a atualização inclui novos mapas VFR (voo visual) para pilotos que operam na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, África do Sul e Catar.

Tais mapas são oferecidos como complementos pagos às assinaturas ForeFlight. Pilotos que operam na África também podem adquirir mapas adicionais das Áreas de Regras Especiais DFS na escala 1:250.000 para Joanesburgo e Cidade do Cabo, complementando os mapas VFR governamentais existentes que cobrem a África do Sul e países adjacentes.

Por Micael Rocha
Publicado em 17/06/2024, às 13h00


Mais Notícias