AERO Magazine
Busca

Mudança de planos

Alemanha busca novo caça com capacidade de ataque nuclear

Norte-americano F-35 poderá ser um substituto aos antigos Panavia Tornado


Caças Lockheed Martin F-35 têm obtido muitos acordos internacionais | Foto: Divulgação

A Alemanha está considerando, novamente, a aquisição dos caças F-35A como uma opção para substituir seus antigos Panavia Tornado.

A intenção é que o caça norte-americano possa assumir as missões do Tornado, que desde os anos 1970 é responsável pelos ataques ar-superfície, podendo transportar diversas bombas, incluindo as bombas nucleares B-61, fabricadas pelos Estados Unidos.

Caso a aquisição do F-35 se confirme, o modelo deverá contar com capacidade nuclear.

Não é a primeira vez que o F-35 é cogitado pela Alemanha, inclusive o caça já havia sido descartado visto o desenvolvimento do Future Air Combat System (Fcas), em parceria com a França e a Espanha. O Fcas deverá ser uma aeronave de combate de última geração, superando as capacidades do F-35.

Contudo, com a aposentadoria do Panavia Tornado pela Luftwaffe, força aérea alemã, o caça da Lockheed Martin tem nova chance. Atualmente o F-35 está obtendo o certificado de capacidade nuclear, a aeronave de quinta geração passou por recentes testes com bombas B61-12 (JTAs). Estes armamentos, considerados de emprego tático, têm uma grande precisão contra seus alvos, sendo usados contra bases estratégicas ou esquadras inimigas. Os testes para integração no F-35 são feitos sem ogiva nuclear, mas mantendo os sistemas de navegação e peso do armamento.

Saiba Mais...

Em 2020 foi anunciada, pela Alemanha, a compra de caças Boeing F/A-18E/F Super Hornet e EA/18E Growler, uma versão exclusiva para guerra eletrônica. Ao todo deverão ser trinta unidades do F/A-18 Super Hornet e quinze unidades do EA-18 Growler.

Versão Growler é uma das mais modernas dentro do cenário da aviação militar | Foto: Divulgação

O Super Hornet também foi cogitado para a missão nuclear, mas o caça da Boeing foi removido da lista de aeronaves a serem certificadas para as bombas B-61.

Além da compra dos Super Hornet e Growler, a Luftwaffe vai adquirir um lote de noventa caças Eurofighter Typhoon, que também vão substituir a atual frota dos Typhoon que estão em serviço no país.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 11/01/2022, às 10h00 - Atualizado às 18h30


Mais Notícias