A companhia cargueira turca MNG Airlines encomenda dois cargueiros Airbus A350F visando ampliar suas operações logísticas
A MNG Airlines, companhia cargueira da Turquia, assinou um memorando de entendimento com a Airbus para a aquisição de dois cargueiros A350F. O acordo foi formalizado nesta quarta-feira (18), durante o Paris Air Show 2025, e integra a estratégia da empresa para ampliar sua capacidade de atendimento nas rotas entre Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte.
Os novos A350F serão incorporados como elementos centrais na frota de longo curso da MNG Airlines, reforçando a flexibilidade operacional para atender demandas variadas, incluindo comércio eletrônico, carga de alto valor e logística expressa.
De acordo com Murathan Doruk Günal, CEO do Grupo Mapa e presidente da MNG Airlines, a escolha do A350F fortalece a parceria com a Airbus em programas de cargueiros e aumenta a flexibilidade da empresa para atender diferentes demandas de carga, incluindo comércio eletrônico, frete de alto valor e logística expressa.
Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas da Airbus, disse que a adesão da MNG Airlines ao programa A350F reforça o apelo comercial do modelo e que a Airbus está comprometida em garantir uma transição operacional eficiente para a companhia aérea.
Atualmente em fase de desenvolvimento, o A350F é a principal aposta da Airbus para o segmento de cargueiros de nova geração. O modelo terá capacidade para transportar até 111 toneladas em um alcance de 8.700 quilômetros e conta com os mesmos sistemas da versão de passageiros, incluindo os motores Rolls-Royce Trent XWB-97. A Airbus promete até 40% de redução no consumo de combustível e emissões de CO₂ em relação a modelos de gerações anteriores.
Construído com mais de 70% de materiais avançados, o A350F é cerca de 46 toneladas mais leve que seus principais concorrentes, o que reduz consumo e custos operacionais. Outro diferencial é a maior porta de carga instalada no piso principal de um cargueiro.
Quando entrar em serviço, o A350F terá capacidade para operar com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF), com previsão de alcançar 100% até 2030.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/06/2025, às 09h23
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