Valor corresponde a cerca da metade do montante pleiteado pela Fraport Brasil para viabilizar a reconstrução do aeroporto Salgado Filho
A Agência Nacional de Aviação Civil anunciou hoje (23), a aprovação de uma medida cautelar para viabilizar a reconstrução do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por meio de uma recomposição de R$ 426 milhões.
A decisão foi tomada após um pedido apresentado pela Fraport Brasil, concessionária que administra o terminal gaúcho (POA), que foi fortemente impactado pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio. A empresa havia solicitado R$ 925,1 milhões, porém, a diretoria da ANAC considerou parte deste valor para a reconstrução e, em paralelo, para a manutenção de suas atividades.
Agora, o processo será encaminhado ao Ministério de Portos e Aeroportos, que poderá viabilizar o crédito por meio de medida provisória. Se formalizada, o montante será repassado parceladamente, à medida que for comprovada a necessidade de gastos para a reconstrução do aeroporto.
A previsão é de que o Salgado Filho volte a receber aeronaves comerciais no próximo dia 21 de outubro. Enquanto isso, apenas os procedimentos pré-embarque e de desembarque estão sendo feitos no local, enquanto pousos e decolagens estão mantidos na Base Aérea de Canoas (QNS).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/08/2024, às 16h40
+lidas