O sistema de percurso de aproximação de precisão (Papi) das duas pistas do aeroporto de Comandatuba recebeu homologação
O Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira autorizou a homologação do sistema de percurso de aproximação de precisão (Papi) no aeroporto de Comandatuba, no litoral sul da Bahia.
O equipamento já estava instalado em uma das cabeceiras (02) e agora recebeu o aval para operar também na cabeceira 20. Ele amplia de forma significativa a eficiência das operações, ao permitir que os pousos aconteçam de forma precisa pelas duas extremidades da pista.
O Papi permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal. Ele é composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca, permitindo que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:
2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo.
O aeroporto baiano (UNA) também foi o primeiro a receber uma placa de homologação de um ponto do Geiv, implantada na pista após o sobrevoo da aeronave do Grupo Especial.
“Além da satisfação em receber a validação do Papi, agora disponível nas duas cabeceiras, também estamos honrados por receber a primeira placa do Geiv no Brasil”, disse Carlos Gomes, gestor de manutenção do local.
Atualmente, Comandatuba somente recebe voos sazonais durante as altas temporadas de julho e no verão.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/10/2023, às 08h28
+lidas