AERO Magazine
Busca

Fator estratégico

Aeronaves militares dos EUA participaram do Aero India 2023

Caças e bombardeiros dos EUA participaram do Aero India 2023 e fortaleceram os laços com indianos e deixam recado de poder para a China


F-35A participa pela primeira vez do evento indiano - USAF
F-35A participa pela primeira vez do evento indiano - USAF

Os Estados Unidos participaram do Aero India 2023 com o envio de uma série de aeronaves militares que compõe a espinha dorsal da força aérea (USAF, na sigla em inglês) e da marinha (US Navy).

Entre os aviões presentes estavam os caças F-35, F-16 e os bombardeiros B-1B, da força aérea, assim como os caças F/A-18E e F/A-18F Super Hornet da marinha.

A participação serviu para apresentar seus produtos, sobretudo os Super Hornet, que concorrem a um projeto bilionário de reequipamento da Índia, e mostrar as capacidades tecnológicas e militares dos Estados Unidos. Além disso, permitiu fortalecedor as relações diplomáticas com a Índia e com outros aliados da região.

Todavia, a presença dos F-35, que realizaram diversas apresentações, e dos B-1B, não deixa de ser uma clara demonstração de força em um recado direto para a China, Coreia do Norte e Rússia.

A Força Aérea dos EUA enviou para a Índia a equipe de demonstração F-35 Demo Team, baseada no estado de Utah, e da unidade de F-16 sediada em Misawa, no Japão. Já os dois bombardeiros B-1B Lancer apenas realizam sobrevoos e mostraram a capacidade da USAF em se deslocar com seus meios para qualquer parte do mundo.

“Eventos como o Aero India reafirmam aos parceiros internacionais que os EUA desejam integrar e [ter] a capacidade de responder a todo o espectro de operações militares à medida que surgem crises. Somos mais fortes juntos",disse Julian C. Cheater, general de brigada.

A US Navy esteve presente com caças F/A-18E e F/A-18F Super Hornet, da unidade  Carrier Air Wing 5, sediada em Iwakuni, Japão. Neste caso a participação teve também apelo comercial, favorecendo o potencial de venda dos jatos da Boeing em um disputado contrato indiano.

B-1B Lancer
Uma dupla de bombardeiros B-1B Lancer sobrevoou o Aero India 2023

A Índia tem boas relações com Washington, em especial no campo militar. Embora a Índia tradicionalmente opere com aeronaves de fabricação russa, nos últimos anos adquiriu uma série de equipamentos norte-americanos de ponta, como o cargueiro C-17 Globemaster III, o helicóptero AH-64 Apache e o avião de patrulha marítima P-8 Poseidon.

Por outro lado, Nova Déli não se prende apenas a um parceiro internacional, voando com modernos Sukhoi Su-30 MKI e com o francês Dassault Rafale.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 17/02/2023, às 10h20


Mais Notícias